cover
Tocando Agora:

Bernard explica como mudança de posição transformou seu estilo entre as duas passagens pelo Atlético Mineiro

Atleta descreve como a maturidade e a experiência na Europa redefiniram sua função e ampliaram sua leitura tática Atlético Mineiro enfrenta o Red Bull pel...

Bernard explica como mudança de posição transformou seu estilo entre as duas passagens pelo Atlético Mineiro
Bernard explica como mudança de posição transformou seu estilo entre as duas passagens pelo Atlético Mineiro (Foto: Reprodução)

Atleta descreve como a maturidade e a experiência na Europa redefiniram sua função e ampliaram sua leitura tática

Atlético Mineiro enfrenta o Red Bull pelo Brasileirão

Vindo de um empate decepcionante com o Fortaleza dentro de casa, o Atlético Mineiro retorna aos gramados neste domingo (16), às 19h, para encarar o Red Bull Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O duelo é válido como antecipação da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Galo ocupa atualmente a nona posição do Brasileirão, somando 44 pontos, apenas seis atrás do Fluminense (51), que aparece em sétimo lugar. Por outro lado, a equipe mineira mantém nove pontos de vantagem para o Vitória (35), primeira equipe na zona de rebaixamento.

Um dos destaques do Galo nesta reta final de temporada é Bernard, que voltou ao Atlético no meio de 2024 após 11 anos desde sua primeira passagem. Seu estilo de jogo sofreu mudanças significativas após o longo período longe de Belo Horizonte.

Bernard vem atuando como um meia articulador

De 2011 a 2013, ele se destacou pela velocidade e explosão nas pontas do campo. Hoje, o camisa 11 atua mais centralizado, como um meia articulador, priorizando visão de jogo e passes qualificados para os jogadores de frente.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Bernard detalhou como ocorreu essa transformação no seu modo de atuar. “Com o passar dos anos, os treinadores que tive na Europa perceberam que eu poderia render mais atuando por dentro, de forma criativa e pensada. Não posso dizer que perdi o ‘um contra um’, mas eu usava muito mais esse recurso antes”, afirmou o atleta.

O meia ainda complementou, dizendo que a versatilidade adquirida no futebol europeu lhe permite atuar em diferentes funções, além de se adequar ao momento de jogo, seja para acelerar as jogadas ou simplesmente cadenciar as ações em campo.

Cria do Galo, Bernard ganhou a Copa Libertadores de 2013

“Quando o jogo está muito acelerado, podemos cadenciar, segurar um pouco a bola e circular mais. Antes, eu era aquele jogador mais elétrico, que queria partir para cima sempre. Hoje, consigo identificar melhor as situações, ver se tenho mais companheiros do que adversários para levar a jogada adiante. Minha leitura de jogo evoluiu”, concluiu.

Cria da base atleticana, Bernard disputou 100 partidas pelo clube, marcou 12 gols e conquistou três títulos: a Copa Libertadores de 2013 e os Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013. Ele defendeu o Galo entre 2011 e 2013, após curto empréstimo ao Democrata-SL em 2010.