Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento até 24h em caso de queda de energia
Sistema de operações teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de e...
Sistema de operações teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de energia em, no máximo, 24 horas. Concessionária de energia inaugura novo centro de operações para agilizar atendimento A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Limeira (SP), inaugurou uma nova central de monitoramento para prever possíveis interrupções na rede. O sistema de operações também teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de energia em, no máximo, 24 horas. De acordo com o representante da concessionária, foram feitos investimentos de R$ 8,6 milhões no novo sistema de operação e monitoramento. A cidade já teve problemas de interrupção no fornecimento de energia após temporais e, em dezembro, a Justiça de Limeira determinou uma série de medidas para melhorar o atendimento aos moradores. Entre elas, o restabelecimento da energia em, no máximo 24 horas, em caso de queda. Leia mais detalhes, abaixo. O planejamento da construção do novo centro de operações é anterior à determinação da Justiça, realizado há cerca de três anos, e visa ampliar a eficiência e automatização dos serviços prestados à população. Após determinação da Justiça, Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento em caso de queda de energia Elektro/Reprodução "Com investimento de R$8,6 milhões em infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, a central vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda rede elétrica, realizando um trabalho similar ao que o COI principal já realiza em Campinas (SP). Dessa maneira, será possível ampliar a capacidade de atuação e a agilidade da operação, em casos de contingência", informa a Elektro. A nova central, segundo a concessionária, tem 15 posições para controladores, analistas e engenheiros de operação que farão o monitoramento do sistema elétrico. A estrutura tem um telão que apresenta, em tempo real, uma radiografia do sistema de energia. O Centro de Operações Integradas de Limeira também poderá funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana. 💡Limite de 24h para restabelecer nergia Em dezembro deste ano, a Justiça de Limeira (SP) determinou que a concessionária Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, adote uma série de medidas para melhoria na qualidade da prestação do serviço. ARQUIVO: Moradora da zona rural de Limeira aciona interruptor durante reportagem sobre problemas no fornecimento do serviço, em março de 2024 Reprodução/EPTV Entre elas, estão restabelecimento da energia em até 24 horas quando houver queda e resposta em até 60 segundos em contatos de consumidores por aplicativos de mensagem. As medidas foram determinadas em uma liminar - decisão para cumprimento imediato - em uma ação movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Cabe recurso e o processo ainda terá um julgamento final. LEIA TAMBÉM: Moradores relatam falta de energia há cinco dias em Limeira após temporais: 'sem tomar banho e se alimentar direito' Após temporal, moradores de Limeira reclamam de falta de energia há mais de 40 horas: 'comida estragada e banho frio' Empresa diz que 14% da população de Limeira ficou sem energia após temporal 'extremamente atípico' Com um furto de fios a cada 28h em Limeira, moradores relatam perda de alimentos e remédios: 'Oito dias sem energia' Na ação, o promotor de Justiça do Consumidor de Limeira, Hélio Dimas de Almeida Junior, aponta o recebimento de "inúmeros registros de reclamações dos consumidores" e que apurou que há descumprimento em relação a indicadores de qualidade e continuidade dos serviços. Entre os pontos relatados, estão frequentes variações de tensão, interrupções prolongadas e demora para restabelecimento do fornecimento de energia, falhas no atendimento aos consumidores pela empresa e queima de aparelhos de moradores. Também diz que as falhas não são monitoradas pelas empresas. Poste de energia elétrica em Limeira Reprodução/EPTV Juíza aponta 'má prestação' do serviço Em sua decisão, proferida na tarde desta terça-feira (2), a juíza da Vara da Fazenda Pública de Limeira, Graziela Da Silva Nery Rocha, aponta que a documentação apresentada pelo Ministério Público na ação comprovam "má prestação do fornecimento de energia elétrica" pela Elektro. "Assim, ante à gravidade das falhas e o lapso em que essas vem ocorrendo, mesmo após diversas ações individuais e inúmeras reclamações, é o caso de se acolher a tutela antecipada pretendida, uma vez que a postergação da tutela apenas ao final do processo enseja grave risco de continuidade das falhas/vícios na prestação dos serviços", justifica a magistrada. A juíza determinou uma série de medidas, que devem ser cumpridas em prazos que variam entre 30 dias e seis meses. Confira abaixo algumas delas: Restabelecer a energia elétrica no prazo máximo de 24 horas em caso de interrupção; Não exceder os limites dos índices de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) - Esses índices, determinados pela agência reguladora, estabelecem o limite de tempo que um imóvel pode ficar sem energia e o número máximo de interrupções de energia que podem ocorrer em determinado período; Atender o consumidor em até 30 minutos presencialmente, responder em até 60 segundos em aplicativos de mensagem e oferecer atendimento humano em até 60 segundos; Informar aos consumidores a previsão de restabelecimento do fornecimento de energia para cada interrupção, independente de solicitação, através de aplicativo próprio ou de mensagens; Vistoriar a rede para identificar e realizar manutenção de cabos soltos, excesso de cabos, desalinhamentos e materiais sem proteção, além de realizar podas em vegetações, para evitar acidentes; Monitorar oscilações de tensão na rede para reduzir ou eliminar esse problema. A decisão prevê multa de R$ 100 mil a cada infração constatada. Questionada pelo g1 sobre a decisão judicial e o que vem realizando para melhorar o atendimento à população, a Elektro informou, na ocasião, que "ainda não foi intimada da liminar, de modo que ainda não reúne condições de comentar o teor da decisão judicial". VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja outras reportagens da região no g1 Piracicaba