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Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento até 24h em caso de queda de energia

Sistema de operações teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de e...

Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento até 24h em caso de queda de energia
Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento até 24h em caso de queda de energia (Foto: Reprodução)

Sistema de operações teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de energia em, no máximo, 24 horas. Concessionária de energia inaugura novo centro de operações para agilizar atendimento A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Limeira (SP), inaugurou uma nova central de monitoramento para prever possíveis interrupções na rede. O sistema de operações também teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de energia em, no máximo, 24 horas. De acordo com o representante da concessionária, foram feitos investimentos de R$ 8,6 milhões no novo sistema de operação e monitoramento. A cidade já teve problemas de interrupção no fornecimento de energia após temporais e, em dezembro, a Justiça de Limeira determinou uma série de medidas para melhorar o atendimento aos moradores. Entre elas, o restabelecimento da energia em, no máximo 24 horas, em caso de queda. Leia mais detalhes, abaixo. O planejamento da construção do novo centro de operações é anterior à determinação da Justiça, realizado há cerca de três anos, e visa ampliar a eficiência e automatização dos serviços prestados à população. Após determinação da Justiça, Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento em caso de queda de energia Elektro/Reprodução "Com investimento de R$8,6 milhões em infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, a central vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda rede elétrica, realizando um trabalho similar ao que o COI principal já realiza em Campinas (SP). Dessa maneira, será possível ampliar a capacidade de atuação e a agilidade da operação, em casos de contingência", informa a Elektro. A nova central, segundo a concessionária, tem 15 posições para controladores, analistas e engenheiros de operação que farão o monitoramento do sistema elétrico. A estrutura tem um telão que apresenta, em tempo real, uma radiografia do sistema de energia. O Centro de Operações Integradas de Limeira também poderá funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana. 💡Limite de 24h para restabelecer nergia Em dezembro deste ano, a Justiça de Limeira (SP) determinou que a concessionária Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, adote uma série de medidas para melhoria na qualidade da prestação do serviço. ARQUIVO: Moradora da zona rural de Limeira aciona interruptor durante reportagem sobre problemas no fornecimento do serviço, em março de 2024 Reprodução/EPTV Entre elas, estão restabelecimento da energia em até 24 horas quando houver queda e resposta em até 60 segundos em contatos de consumidores por aplicativos de mensagem. As medidas foram determinadas em uma liminar - decisão para cumprimento imediato - em uma ação movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Cabe recurso e o processo ainda terá um julgamento final. LEIA TAMBÉM: Moradores relatam falta de energia há cinco dias em Limeira após temporais: 'sem tomar banho e se alimentar direito' Após temporal, moradores de Limeira reclamam de falta de energia há mais de 40 horas: 'comida estragada e banho frio' Empresa diz que 14% da população de Limeira ficou sem energia após temporal 'extremamente atípico' Com um furto de fios a cada 28h em Limeira, moradores relatam perda de alimentos e remédios: 'Oito dias sem energia' Na ação, o promotor de Justiça do Consumidor de Limeira, Hélio Dimas de Almeida Junior, aponta o recebimento de "inúmeros registros de reclamações dos consumidores" e que apurou que há descumprimento em relação a indicadores de qualidade e continuidade dos serviços. Entre os pontos relatados, estão frequentes variações de tensão, interrupções prolongadas e demora para restabelecimento do fornecimento de energia, falhas no atendimento aos consumidores pela empresa e queima de aparelhos de moradores. Também diz que as falhas não são monitoradas pelas empresas. Poste de energia elétrica em Limeira Reprodução/EPTV Juíza aponta 'má prestação' do serviço Em sua decisão, proferida na tarde desta terça-feira (2), a juíza da Vara da Fazenda Pública de Limeira, Graziela Da Silva Nery Rocha, aponta que a documentação apresentada pelo Ministério Público na ação comprovam "má prestação do fornecimento de energia elétrica" pela Elektro. "Assim, ante à gravidade das falhas e o lapso em que essas vem ocorrendo, mesmo após diversas ações individuais e inúmeras reclamações, é o caso de se acolher a tutela antecipada pretendida, uma vez que a postergação da tutela apenas ao final do processo enseja grave risco de continuidade das falhas/vícios na prestação dos serviços", justifica a magistrada. A juíza determinou uma série de medidas, que devem ser cumpridas em prazos que variam entre 30 dias e seis meses. Confira abaixo algumas delas: Restabelecer a energia elétrica no prazo máximo de 24 horas em caso de interrupção; Não exceder os limites dos índices de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) - Esses índices, determinados pela agência reguladora, estabelecem o limite de tempo que um imóvel pode ficar sem energia e o número máximo de interrupções de energia que podem ocorrer em determinado período; Atender o consumidor em até 30 minutos presencialmente, responder em até 60 segundos em aplicativos de mensagem e oferecer atendimento humano em até 60 segundos; Informar aos consumidores a previsão de restabelecimento do fornecimento de energia para cada interrupção, independente de solicitação, através de aplicativo próprio ou de mensagens; Vistoriar a rede para identificar e realizar manutenção de cabos soltos, excesso de cabos, desalinhamentos e materiais sem proteção, além de realizar podas em vegetações, para evitar acidentes; Monitorar oscilações de tensão na rede para reduzir ou eliminar esse problema. A decisão prevê multa de R$ 100 mil a cada infração constatada. Questionada pelo g1 sobre a decisão judicial e o que vem realizando para melhorar o atendimento à população, a Elektro informou, na ocasião, que "ainda não foi intimada da liminar, de modo que ainda não reúne condições de comentar o teor da decisão judicial". VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja outras reportagens da região no g1 Piracicaba

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