Finanças, marketing e jurídico: saiba como planejar sua empresa para 2025
Especialistas da Associação do Comércio e Indústria de Franca dão orientações importantes para a criação de estratégias empresariais Crédito: ACIF A...
Especialistas da Associação do Comércio e Indústria de Franca dão orientações importantes para a criação de estratégias empresariais Crédito: ACIF Avaliar custos, renegociar contratos, analisar inadimplência, formular estratégias de marketing: o início de cada ano costuma ser um desafio para quem empreende, mas, um bom planejamento inicial é capaz de antecipar demandas e soluções que facilitam a trajetória das empresas ao longo do ano. Pensando nisso, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) convidou especialistas das áreas de finanças, marketing e jurídica para fornecer orientações estratégicas de gerenciamento empresarial, que você confere logo a seguir. Setor de Finanças Planejamento: estime possíveis receitas para o ano e revise os custos fixos e variáveis. Determine objetivos claros, como “reduzir custos operacionais em 10%” ou “aumentar o faturamento em 15%”, sendo realista ao considerar recursos e condições de mercado. Custos: identifique onde é possível reduzir despesas sem comprometer a qualidade ou as operações. Veja se é possível renegociar contratos e reserve uma porcentagem do lucro mensal para imprevistos. Além disso, acompanhe os fluxos de caixa regularmente: implante um controle semanal ou quinzenal para evitar surpresas. Inadimplência: verifique a taxa de inadimplência da sua empresa e busque por renegociações a fim de receber os valores ao longo do ano. Analise o perfil do cliente antes de conceder crédito, usando ferramentas de consulta confiáveis como a Equifax-Boa Vista, para verificar histórico de pagamentos e risco de inadimplência. A partir disso, estabeleça valores máximos de compras parceladas para cada cliente, com base na análise do histórico e capacidade financeira. Setor de Marketing Objetivos: comece estabelecendo metas específicas para o ano, como conquistar um número determinado de novos clientes ou aumentar o engajamento nas redes sociais. Público-Alvo: realize uma análise detalhada do seu público-alvo. Identifique suas necessidades, preferências e comportamentos. Isso ajudará a criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes. Faça uma lista das principais demandas, reclamações e felicitações que receberam no ano anterior. Considere também segmentar seu público para personalizar ainda mais suas abordagens. Conteúdo: o marketing de conteúdo continua sendo uma estratégia poderosa. Desenvolva um calendário de conteúdo que inclua vídeos, postagens em redes sociais e newsletters. Foque em criar conteúdo que agregue valor ao seu público, abordando suas dores e interesses, e que também se alinhe às suas metas de marketing. Setor Jurídico Contratos: revise os contratos da sua empresa. Uma análise detalhada garante que todos os acordos estejam atualizados, em conformidade com a legislação e alinhados aos seus objetivos de negócio. Revise cláusulas desatualizadas, fique atento aos prazos e se antecipe a eventuais riscos. Rotinas Trabalhistas: verifique os registros dos empregados, formalize acordos sobre banco de horas, se aplicável, respeite os limites diários e semanais da jornada de trabalho e consulte a convenção coletiva da sua categoria. Compliance Ambiental: respeitar a legislação ambiental, além de um dever legal, é um dever moral e ético que toda empresa deve seguir. O descumprimento dessas obrigações pode gerar a incidência de multa e outras sanções à empresa. Para além das dicas apresentadas, a ACIF oferece a seus associados, orientações individualizadas com economistas, publicitários e advogados. As orientações estão inclusas na mensalidade e o interessado em se tornar um associado ou agendar as orientações devem entrar em contato com a entidade pelo telefone https://bit.ly/3PdtwRP.