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Justiça de SP dá 48 horas para Prefeitura de SP explicar aumento de tarifa de ônibus para R$ 5

O reajuste de 13,6% foi anunciado na quinta-feira (26). Passagem não era reajustada desde 2020. Passageiros embarcam em ônibus em ponto lotado na Luz, no Cen...

Justiça de SP dá 48 horas para Prefeitura de SP explicar aumento de tarifa de ônibus para R$ 5
Justiça de SP dá 48 horas para Prefeitura de SP explicar aumento de tarifa de ônibus para R$ 5 (Foto: Reprodução)

O reajuste de 13,6% foi anunciado na quinta-feira (26). Passagem não era reajustada desde 2020. Passageiros embarcam em ônibus em ponto lotado na Luz, no Centro de São Paulo. Fernando Frazão/Agência Brasil O Tribunal de Justiça deu o prazo de 48 horas para a Prefeitura de São Paulo explicar o aumento da tarifa de ônibus de R$ 4,40 para R$ 5 a partir de 6 de janeiro de 2025. O reajuste da passagem é de 13,6% e foi anunciado na quinta-feira (26). A decisão do juiz Bruno Luiz Cassiolato, publicada neste sábado (28), atende parcialmente uma ação popular da deputada federal Luciene Cavalcante, do deputado estadual Carlos Giannazi e do vereador Celso Giannazi, todos do PSOL. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Na ação, os parlamentares solicitaram a suspensão do aumento da tarifa e afirmaram que a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), em que foi discutido o valor da nova passagem, "foi realizada de maneira açodada, sem prévia convocação e, portanto, sem a possibilidade de efetiva participação popular, razão pela qual reputam-na nula". O magistrado negou o pedido de suspensão, porém requisitou a apresentação do estudo técnico produzido pela gestão municipal para embasar a decisão do aumento da passagem de ônibus. "A despeito da realização do estudo técnico, a reunião na qual ele foi elaborado e sustentado deve ser realizada de acordo com as determinações legais que a ela possam conferir transparência, segurança e participação popular", justificou o juiz. Procurada pelo g1, a Prefeitura de São Paulo não se manifestou até a última atualização desta reportagem. Aumento da tarifa A tarifa na cidade estava congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, último ano em que houve reajuste, ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB). A inflação desse período foi de cerca de 32%, segundo o IPCA. Segundo a prefeitura, caso fosse considerada a recomposição da inflação, a tarifa passaria de R$ 4,40 para, no mínimo, R$ 5,84. O valor foi apresentado pela SPTrans — a empresa de transporte do município — durante reunião do CMTT realizada no dia 26 de dezembro. Na reunião, a administração municipal chegou a cogitar reajuste para R$ 5,20, um aumento de 18,2%. O novo valor será encaminhado à Câmara Municipal. Todas as gratuidades existentes estão mantidas, bem como a integração entre até quatro ônibus em um período de três horas. Em entrevista cedida à GloboNews em 18 de dezembro, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) explicou que o valor da tarifa é impactado por uma série de fatores, como o preço do diesel, o dissídio de funcionários, a estimativa de inflação e a alta do dólar. Ao longo de sua campanha nas eleições de 2024, Nunes não confirmou nem negou os planos de reajuste para o próximo ano. Ele seguiu o discurso de que tinha a intenção de manter o valor congelado, mas não poderia ser irresponsável com as contas do governo. SP2: Ricardo Nunes (MDB) responde sobre tarifas de ônibus Neste ano, o sistema municipal de transporte custou R$ 11,4 bilhões, enquanto sua receita atingiu R$ 11,3 bilhões. Mais da metade do valor arrecadado foi proveniente de subsídios da prefeitura, a chamada "compensação tarifária", que chegou a R$ 6,7 bilhões. Evolução dos custos e receitas do transporte público municipal de São Paulo Reprodução/SPTrans De acordo com a SPTrans, a cada R$ 0,10 de reajuste, a receita tarifária do transporte aumentaria R$ 106 milhões por ano. Na reunião do CMTT, conselheiros e representantes da sociedade civil se colocaram contra o aumento. Eles questionaram a SPTrans sobre a qualidade do transporte ofertado, o tamanho da frota em circulação e até sobre os dados referentes à arrecadação de tarifa, uma vez que o Ministério Público investiga uma fraude no sistema do bilhete único, gerido pela empresa. Desde a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), os reajustes da tarifa dos ônibus municipais e do Metrô eram feitos em parceria com o governo de São Paulo, equiparando o valor da tarifa do sistema municipal com os transportes estaduais (Metrô, CPTM e trens metropolitanos privatizados), em razão do Bilhete Único conjunto entre todos os modais. Contudo, em 2023, véspera de ano eleitoral, Nunes optou por manter os R$ 4,40 da tarifa congelada pelo quarto ano seguido, mesmo com o aumento para R$ 5,00 promovido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos outros modais que atendem a cidade.

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