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Obras de viadutos em trechos com mais acidentes em Piracicaba são antecipadas para 2025

Pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. Dispositivos viários vão ficar na SP-304, no bairro Santa Teresinha e na Balbo, e previ...

Obras de viadutos em trechos com mais acidentes em Piracicaba são antecipadas para 2025
Obras de viadutos em trechos com mais acidentes em Piracicaba são antecipadas para 2025 (Foto: Reprodução)

Pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. Dispositivos viários vão ficar na SP-304, no bairro Santa Teresinha e na Balbo, e previsão é de conclusão em 14 meses. Rodovia Geraldo de Barros, em Piracicaba Edijan Del Santo/EPTV O início das obras de dois viadutos na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em Piracicaba (SP), tiveram data antecipada para fevereiro de 2025, e a previsão de conclusão é em 14 meses. O pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. As informações são da administração municipal. 📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp As obras estavam incluídas no contrato de concessão e previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão). No entanto, em abril deste ano, após pedido do prefeito Luciano Almeida (PP), a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu ofício determinando que a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) comunicasse à Concessionária Eixo o adiantamento das obras. Um viaduto será construído no quilômetro 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no quilômetro 171, na Balbo. Segundo o prefeito, as obras são fundamentais para melhorar o fluxo do trânsito na região. “Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de trânsito”, afirmou. Segundo o governo municipal, a antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de veículos. Prefeito Luciano Almeida e secretária Jane Franco com representantes da Eixo para anúncio do início das obras Prefeitura de Piracicaba Como serão os dispositivos O projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto do quilômetro 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do quilômetro 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, para solucionar os conflitos existentes no trecho. “O primeiro trecho terá o trânsito da rodovia desviado por cima do viaduto e o acesso ao bairro por baixo. Já o segundo, no km 171, será o inverso, com a rodovia por baixo do viaduto e a saída do bairro por cima”, explicou Geraldo Andrade, superintendente de obras da Eixo. Trechos com histórico de acidentes A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, detalhou ainda que o trecho onde os dispositivos serão instalados é um dos que mais registram acidentes de trânsito. “As obras demandavam urgência porque se trata de um trecho, dentro da chamada concessão PIPA (Piracicaba-Panorama), com maiores índices de sinistros de trânsito. Por isso, este é um investimento muito importante que vem para contribuir com a mobilidade urbana e segurança do trânsito”, explicou. Trajeto do novo anel viário que vai integrar rodovias na região de Piracicaba Reprodução Anel viário O prefeito também estimou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve emitir em breve a licença ambiental prévia para construção de um novo anel viário na região. LEIA MAIS: Entenda por que anel viário é aposta para reduzir número de acidentes em Piracicaba Projeto de anel viário na região prevê intervenção em 10 hectares de área de preservação Ele terá início no quilômetro 27 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127) e término no quilômetros 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), com ligação no entroncamento com a Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), na altura do quilômetro 176. O projeto engloba cerca de 15 quilômetros de extensão. Para a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de acidentes e óbitos. Em setembro, Piracicaba foi listada como a cidade com maior número de mortes no trânsito do estado Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

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