São Paulo tenta salvar desempenho em clássicos apesar de invencibilidade sobre o Corinthians em 2025
Apesar de seguir invicto diante do Corinthians nesta temporada, o Tricolor soma apenas 37% de aproveitamento geral contra os rivais O São Paulo chega ao seu Ã...
Apesar de seguir invicto diante do Corinthians nesta temporada, o Tricolor soma apenas 37% de aproveitamento geral contra os rivais
O São Paulo chega ao seu último clássico de 2025 tentando equilibrar um desempenho que ainda preocupa quando o assunto são confrontos contra os seus principais rivais.
Apesar de seguir invicto diante do Corinthians nesta temporada, o Tricolor soma apenas 37% de aproveitamento geral contra os rivais, marca que tenta elevar no Majestoso desta quinta-feira, na Neo QuÃmica Arena.
Ao longo do ano, a equipe de Hernán Crespo disputou nove clássicos, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, números inferiores ao mostrado em 2024, quando registrou 41,6% de rendimento em oito partidas contra Corinthians, Palmeiras e Santos. Em caso de triunfo no duelo nesta quinta-feira, o Ãndice tricolor sobe para 43,3%, superando a performance do ano passado.
Hernán Crespo tecnico do Sao Paulo durante partida contra o Vasco no estadio Sao Januario pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIFQual foi o rendimento do São Paulo em clássicos em 2025?
A maior segurança aparece justamente nos enfrentamentos contra o Corinthians. Em 2025, o São Paulo venceu os dois compromissos no Morumbis, 3 a 1 pelo Paulistão, em janeiro, e 2 a 0 no Brasileirão, em julho. O aproveitamento positivo, porém, não se repetiu diante dos outros adversários estaduais.
Contra o Santos, o clube oscilou bastante. Sofreu uma derrota dura por 3 a 1 na Vila Belmiro ainda no Paulistão, reagiu com um triunfo por 2 a 1 no Morumbis pelo Brasileirão e voltou a cair na Baixada em setembro, por 1 a 0. A irregularidade somou pontos importantes ao baixo rendimento geral.
A situação é ainda mais delicada diante do Palmeiras, rival que o São Paulo não supera desde 2023. Em quatro clássicos de 2025, o Tricolor acumulou um empate sem gols no Allianz Parque e três derrotas seguidas – duas pelo Paulistão, uma delas marcada por queixas de arbitragem, e outra por 3 a 2 no Brasileirão, no Morumbis.
Essas partidas contra o Palmeiras, especialmente as que envolveram decisões de arbitragem, contribuÃram diretamente para derrubar o desempenho tricolor nos clássicos. O duelo da semifinal do estadual, com vitória alviverde por 1 a 0, e o confronto emocionante do Brasileirão, encerrado em 3 a 2, foram considerados pontos de frustração no ano.
Com o último clássico de 2025 marcado justamente contra o único rival que ainda não o derrotou na temporada, o São Paulo busca encerrar o ano com uma virada estatÃstica.